A BG assinou acordo com a China National Offshore Oil Corporation para a venda de uma fatia da Queensland Curtis LNG, na Austrália, por US$ 1,93 bilhão, além da venda de GNL do seu portfólio.
O acordo prevê transferência de 40% de participação da BG na instalação de liquefação Train 1 da QCLNG. Com isso, a chinesa passará a deter uma fatia de 50% na instalação. A Cnooc também irá adquirir 20% de participação nas reservas e recursos de algumas instalações da BG na região de Walloons Fairway, na Bacia de Surat, em Queensland, aumentando sua participação para 25%.
A BG também vai transferir para a Cnooc 25% de participação em ativos de upstream que detém na Bacia de Bowen, também em Queensland. A BG e a Cnooc irão, ainda, investir juntas na construção de duas embarcações de GNL na China. No suprimento de gás, o acordo abrange venda da BG para a Cnooc de 5 milhões de t por ano de GNL por 20 anos, a partir de 2015.
Em março de 2010, as duas empresas já haviam feito um consórcio para a construção de outras duas embarcações na China, além de um acordo para suprimento de 3,6 mtpa de GNL da BG para a Cnooc.
A estatal chinesa terá ainda a opção de participar como sócio em eventuais expansões dos Trains da QCLNG, detendo inicialmente 25% de participação nos projetos. A QGC Pty, subsidiária da BG, seguirá como operador e acionista majoritário da QCLNG.
O acordo final da transação deve ser concluído no primeiro semestre de 2013.