O alemão ‘Aida Cara’ é o primeiro dos 21 navios de Passageiros que vão escalar no Porto nesta estação Lyne Santos Um dos perãodos do ano mais esperados por munícipes e turistas chegou.
Começa hoje, no Porto de Santos, a temporada de cruzeiros 2012/ 2013, que trará mais de 1,1 milhão de passageiros à região. Aqueles que não costumam perder a chegada ou a saída de nenhum navio já podem se programar, pois o Aida Cara, o primeiro a atracar no complexo, entrará por volta das 5 horas.
Ele ficará até a meia-noite, trazendo para a região mais de 1,8 mil turistas. Antes de vir à Baixada Santista, a embarcação alemí, que veio das Ilhas Canárias, na Espanha, passou por Recife (PE), Salvador (BA), Ilhéus (BA) e pelo Rio de Janeiro, onde fez uma pernoite.
Normalmente com passageiros apenas em trânsito (que chegam à cidade apenas para conhecê-la e, depois, continuam a viagem a bordo), dessa vez o Aida Cara vai embarcar e desembarcar hóspedes no Terminal Giusfredo Santini, instalado nos armazéns 25 e Frigorífico do complexo santista.
Pela manhí, 805 deixarão o navio. Já à tarde, será a vez de 866 turistas subirem a bordo para aproveitar o cruzeiro inaugural. Haverá apenas 193 em trânsito. Toda a operação já foi esquematizada pela Concais, arrendatária da instalação. Enquanto estiver no Porto, o Ainda Cara também vai aproveitar para fazer abastecimento de água, comida e combustível.
Após deixar Santos, o navio fará escalas em outras regiões brasileiras. Entre os locais previstos, estão Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo – onde ficará fundeado, pois não há porto -, Paranaguá (PR) e Itajaí (SC). Ele retornará ao cais santista em 21 de dezembro para sua última escala nesta estação. Depois, fará nova travessia em direção à Europa.
O segundo navio a atracar no Porto será o MSC Magnifica, na próxima terça-feira. Ele será uma das novidades da temporada, com sua primeira passagem pelo País. Outro estreia da operadora será o MSC Fantasia, o maior a parar na Cidade.
Outros destaques serão o Fascinosa e o Favolosa, do Grupo Costa. AUTORIDADES O início da temporada 2012/ 2013na Cidade mobiliza órgãos como a Alfândega e a Polícia Federal (PF), e também a Prefeitura de Santos e a Guarda Portuária (subordinada à Codesp).
A intenção é oferecer maior conforto e segurança aos turistas. Para os passageiros interessados em visitar a região antes do embarque ou depois do desembarque, a Prefeitura instalou um posto de informações da Secretaria de Turismo no saguão principal do Terminal Giusfredo Santini.
O espaço conta com recepcionistas bilíngues, mapas – em português, inglês e espanhol – e ampla folheteria com as atrações da Cidade. Ele funcionará a partir das 8 horas, sempre que houver algum navio atracado.
Outra ação da Administração Municipal, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), é o cadastramento de taxistas interessados em atuar na temporada.
Até a última quarta-feira, 196 carros já estavam registrados para atender os turistas. Para trabalhar na instalação de cruzeiros, o veículo deve ter quatro portas e ar-condicionado, além de ter sido aprovado na inspeção veicular na CET. O órgão municipal também ajudará a organizar o trânsito nas proximidades do terminal nos dias de operação.
A Alfândega, a Polícia Federal e a Guarda Portuária terão como foco as datas de maior movimentação. As principais são 9 e 16 de fevereiro próximas, quando oito e sete navios estarão no Porto, respectivamente, para o embarque e o retorno do Carnaval.
Evitar congestionamentos no entorno de terminal e coibir a entrada de ilícitos nos navios são as prioridades. No caso da Receita Federal, as viagens internacionais também são prioridade. Já os agentes da PF ficarão atentos ainda aos cruzeiros temáticos voltados ao público jovem.
A temporada prossegue até 22 de abril do próximo ano, quando será encerrada com a vinda do Splendour of the Seas. Ao todo, 21 navios de passageiros vão passar pelo Porto, totalizando 212 escalas que vão levar 1,1 milhão de turistas ao complexo.
Do total de embarcações, 13 farão paradas regulares e oito estarão apenas em trânsito. Atraso em obra altera atracação Um novo atraso na retirada dos destroços da Pedra de Teffé atrapalhará a atracação do navio Aida Cara hoje, no Porto de Santos. Partes da rocha ainda estão no fundo do canal de navegação do complexo, entre o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Armazém 25) e os silos do Armazém 26, na Margem Direita.
Por causa disso, a embarcação não poderá atracar em frente à instalação de cruzeiros. O Aida Cara ficará no cais do Armazém 30 e seus hóspedes serão levados até ele em ônibus ou vans.
A previsão era de que a remoção da rocha fosse concluída no último dia 1o, antes que chegasse ao complexo santista a primeira embarcação desta estação. No entanto, questões técnicas levaram a Codesp a adotar um novo prazo.
A expectativa, agora, é de que o recolhimento dos pedregulhos termine entre amanhí e domingo. Essa não é a primeira vez que a estatal adia o encerramento do serviço por problemas técnicos. Inicialmente, a estimativa era de que os trabalhos terminariam no início do mês passado.
Mas um novo cronograma apresentado pela Docas em outubro prorrogou a obra por mais 30 dias. Caso a nova data seja realmente cumprida, a temporada não sofrerá grandes prejuízos, já que os navios de grande porte vão começar a chegar a Santos na próxima terça-feira, quando haverá a escala do MSC Magnifica. O Fantasia, o maior a parar na Cidade nesta estação, estará no cais apenas no dia 27.
A retirada do topo de Teffé é feita pela Ster Engenharia, que venceu a licitação para a execução do serviço. A empresa também é responsável pela remoção da Pedra de Itapema, submersa em frente ao Forte de Itapema, em Guarujá, na direção do Armazém12.
A remoção das pedras, aliada ao serviço de dragagem, integra o projeto de aprofundamento e alargamento do canal do Porto. Os trabalhos deixarão a calha central (faixa central navegável) do canal com 15 metros de profundidade (eram13 metros)e220 metros de largura (eram 150 metros).