O cartel da Opep reconheceu a importância crescente de reservas “não convencionais de xisto” do petróleo, pela primeira vez na quinta-feira – como cortar suas previsões de demanda de petróleo em temores sobre o crescimento da zona do euro.
Em seu relatório anual mundial sobre as perspectivas de petróleo, a Opep – cujos 12 membros incluem a Arábia Saudita, Irí, Iraque e Venezuela -, disse: “o óleo de xisto representa uma grande mudança para o quadro de fornecimento”.
Enquanto em relatórios anteriores “nenhuma contribuição significativa de petróleo de xisto para fornecimento de líquidos foi previsto”, este ano “um aumento da importância do petróleo de xisto é esperado”, disse a Opep.
“O desenvolvimento de recursos está se movendo rapidamente nos EUA e a produção aumentou acentuadamente”.
A Opep reduziu sua previsão para asua própria oferta de petróleo, enquanto a previsão de que o não-fornecimento de petróleo da Opep iria crescer significativamente.
Entre 2011 e 2016 fornecimento não-Opep líquidos seria estimulado por um aumento da produção “, principalmente a partir de óleo de xistonos EUA, areias betuminosas do Canadá, e o petróleo do Cáspio e do Brasil”.