unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/11/12

11ª Rodada: blocos serão divulgados após definição dos royalties

ANP aguarda parecer oficial da presidenta Dilma Roussef.

A indefinição da distribuição dos royalties de petróleo entre os estados brasileiros faz a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não divulgar os blocos de exploração da 11ª Rodada de licitações de petróleo. Em resposta ao NNpetro, a agência reguladora comunicou que aguarda definição sobre a lei dos royalties que mesmo sendo aprovada no congresso, ainda não foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

A 11ª rodada de licitações para exploração de petróleo no país, que ocorrerá em 2013, deve gerar bônus de US$ 1 bilhão para o governo, afirmou o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlo de Luca, durante a Rio Oil & Gas 2012.

O governo irá licitar em maio do ano que vem 174 blocos exploratórios nas regiões Norte e Nordeste do país, na área conhecida como Margem Equatorial. Esta região vai de Foz do Amazonas ao Rio Grande do Norte. A área inclui cinco bacias sedimentares e não irá possui nenhum bloco da camada pré-sal.

O último leilão ofertado no Brasil ocorreu em 2008, com 54 blocos adquiridos dos 130 disponíveis. A Petrobras foi quem efetuou mais aquisições, obtendo 27 blocos.

12ª Rodada

A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, em julho deste ano, disse que a ANP poderá incluir os Estados do Acre, Piauí, Mato Grosso, Maranhão e norte do Paraná, na 12ª rodada de licitações de blocos de petróleo e gás.