unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/11/12

Siemens fecha contrato de fornecimento de ciclo combinado no Brasil

Usina Termelétrica de Mauá 3 fornecerá energia confiável e limpa para a região de Manaus.

A Siemens recebeu um pedido para fornecer a ilha de potência para a Usina Termelétrica (UTE) de MAUÁ 3, que será situada em Manaus, Amazonas, da Construtora Andrade Gutierrez S.A. O projeto será construído pela Construtora Andrade Gutierrez S.A. para a Amazonas Distribuidora de Energia S.A., subsidiária da Eletrobrás – Empresa de Centrais Elétricas Brasileiras. A Siemens e a Andrade realizarão o fornecimento para a usina de ciclo combinado a gás natural em duas fases. A primeira fase será a construção da usina de ciclo simples programada para entrar em operação em 2014, ajudando, assim, a suprir a maior demanda de eletricidade durante os jogos da Copa do Mundo e a promover o crescimento da região. A segunda fase será a construção da usina de ciclo combinado de gás natural. O montante do pedido é de cerca de 220 milhões de dólares.

A UTE de Ciclo Combinado MAUÁ 3 será situada em Manaus, capital do no Estado do Amazonas. A usina a gás natural terá capacidade instalada de aproximadamente 580 megawatts, o que fará dela a maior usina a gás natural da região amazônica. A Siemens fornecerá os equipamentos da ilha de potência, que incluirão duas turbinas a gás SGT6-5000F, uma turbina a vapor SST6-5000, três geradores SGen6-1000A e o sistema de controle e instrumentação SPPA-T3000. As turbinas a gás, as turbinas a vapor e os geradores serão produzidos na fábrica da Siemens em Charlotte, na Carolina do Norte, EUA.

Além disso, a Siemens dará assistência técnica de campo para a construção e a montagem, que será feita pela Construtora Andrade Gutierrez S.A. A Siemens também irá liderar o comissionamento do empreendimento.

“O Brasil é um mercado-chave para a Siemens e nós estamos orgulhosos de ter obtido este importante projeto de usina de energia que irá aperfeiçoar a rede elétrica de Manaus. Reconhecemos que a região de Manaus necessita da UTE MAUÁ 3 e que este empreendimento ajudará a preencher a crescente necessidade de energia confiável e eficiente, em Manaus, em um futuro muito próximo.

Isto é o mais importante uma vez que Manaus será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014”, afirmou Michael Suess, membro do Conselho Diretivo da Siemens AG e Executivo-Chefe do Setor de Energia da empresa.

Manaus será o primeiro de uma série de projetos de usinas termelétricas necessárias no Brasil. Trabalhando em conjunto com uma empresa como a Siemens, faremos deste projeto um sucesso para ambas as empresas e para o Brasil”, disse Flávio Barra, Presidente de Energia da Andrade Gutierrez S.A.

“Este projeto gerará uma energia de qualidade, confiabilidade e segurança para a região de Manaus. A redução de emissões de CO2 será significativa e estamos orgulhosos de fazer parte deste grande projeto”, disse Ricardo Lamenza, CEO do setor de Energia da Siemens Brasil.

As usinas elétricas de ciclo combinado (CCPP, na sigla em inglês) de alta eficiência fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. No exercício fiscal de 2011, a receita do Portfólio totalizou cerca de € 30 bilhões, o que faz da Siemens um dos maiores fornecedores mundiais de tecnologias ecologicamente corretas. No mesmo perãodo, nossos produtos e soluções permitiram aos nossos clientes reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em quase 320 milhões de toneladas, valor equivalente à soma das emissões anuais de CO2 das cidades de Berlim, Déli, Hong Kong, Istambul, Londres, Nova York, Cingapura e Tóquio.