unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/11/12

Governo pode incluir regras de conteúdo local para leilões de energia

Setor eólico poderá ser um dos primeiros contemplados pela expansão do Plano Brasil Maior.

As ações do governo para fortalecer a cadeia produtiva nacional devem se estender, gradativamente, para todo o setor de energia e poderão tornar-se regra para a participação nos leilões de energia do país.

“Dentro do Plano Brasil Maior, a ideia é ter uma política de conteúdo local para todos o segmentos do setor de energia”, comentou o diretor do departamento de Competitividade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alexandre Comin, durante na quarta edição do Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos.

O representante do ministério avalia que o setor eólico deve ser um dos primeiros a ser “contemplado” pela nova realidade que, segundo o diretor, contribuirá para reforçar o desenvolvimento industrial, bem como o conhecimento tecnológico da cadeia.

“Temos que nos preparar para que os leilões tenham regras de conteúdo local”, afirmou ao esclarecer que a medida não será aplicada nos próximos leilões A-3 e A-5, marcados para dezembro, mas pode entrar em vigor em 2013.

Capitaneado pelo MDIC, o Plano Brasil Maior agrega 19 Conselhos de Competitividade que agregam diversas áreas da economia. O conselho de Energias Renováveis congrega 40 participantes, entre entidades, empresas e governo.