Aumento de carga é de até 8% ano que vem, em especial na rota da Ásia. A perspectiva do aumento da corrente de comércio entre o Brasil e o mundo no próximo ano faz a maior empresa de transportes de contêineres do mundo, a Maersk Line, elevar a capacidade para a rota brasileira.
A companhia deve colocar em operação no ano que vem três grandes navios, o que elevará frota anual em 18%. A Maersk investiu US$ 2,2 bilhões na aquisição das embarcações que operam no país.
“A tendência aponta que no ano que vem o comércio internacional no Brasil deve crescer entre 2 a 3 vezes o PIB (Produto Interno Bruto)”, disse o presidente da Maersk Line Brasil, Peter Gyde.
A recuperação, segundo o lembra o executivo, vira após um desempenho ruim na corrente de comércio. O relatório trimestral de comércio internacional da Maersk Brasil apontou uma pequena queda, de 0,4%, nas importações e exportações marítimas de contêineres no terceiro trimestre.
Isso se compara com os crescimentos de 2,3% no segundo trimestre e de 6,9% nos três primeiros meses de 2012, na variação anual.
No terceiro trimestre de 2011, as importações e exportações, respectivamente, contraíram 0,6% e 0,1%, no confronto com o mesmo perãodo do ano anterior.“Para o quarto trimestre, vimos um mês de outubro forte, mas novembro e dezembro aparentam mais fracos e ainda estamos deixando de enxergar uma melhora suficiente no volume que suporte o ponto de vista dos economistas, de que a economia brasileira já está aquecendo”, disse Gyde.
Entre as rotas que mais crescerão na corrente de comércio em 2013, está a asiática. Entretanto, no terceiro trimestre deste ano, apresentou queda, tanto nas importações quanto nas exportações por contêineres.
A aposta da Maersk, dentro desse cenário, é o fluxo de importação da rota Ásia/Brasil para o próximo ano. “O país está consumindo mais, principalmente de bens de consumo”, disse o chefe da área comercial da Maersk, Mario Varaldo.
Os resultados da companhia no mundo mostram que ela conseguiu reverter o prejuízo apurado no terceiro trimestre de 2011. A Maersk Line, obteve lucro de US$ 498 milhões entre julho e setembro de 2012.