Os portos de Paranaguá e Antonina fecharam o mês de outubro com quase 38 milhões de toneladas movimentadas, volume 8% maior que o registrado em 2011, quando os complexos movimentaram cerca de 35 milhões de toneladas de produtos. O maior aumento foi registrado nas exportações que, em 2012, foram 12% maior que em 2011.
Considerando as exportações, de janeiro a outubro, os portos do Paraná exportaram quase 25 milhões de toneladas de cargas. No ano passado, esse total era de pouco mais de 22 milhões de toneladas. Em volume, os destaques na exportação foram os granéis sólidos. De trigo, milho, soja, açúcar e farelo, foram mais de 19 milhões de toneladas que deixaram o país pelos portos paranaenses em 2012. Em 2011, a exportação desses produtos não passou dos 17 milhões de toneladas.
“A meta é alcançar, este ano, a movimentação de 43 milhões de toneladas. Se mantivermos esse ritmo acelerado, certamente atingiremos nosso alvo”, afirma Lourenço Fregonese, diretor empresarial da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).
A importação, de janeiro a outubro, registrou alta de apenas 1%. Este ano, foram 12,78 milhões de toneladas de cargas importadas. Em 2011, 12,62 milhões. Em percentual, o maior aumento nas cargas foi registrado na movimentação dos granéis líquidos: 19%. Neste ano, foram mais de quatro milhões de toneladas de líquidos movimentados. No ano passado, foram pouco mais de três milhões.