unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/11/12

Vazamento da Exxon é declarado estado de força maior

A Mobil Producing Nigeria, unidade da ExxonMobil no país declarou ontem (21) estado de força maior para as exportações de óleo bruto a partir de Qua Iboe, por causa de um vazamento de petróleo ocorrido no início deste mês, segundo informações do Valor Econômico.

O estado de força maior é caracterizado quando uma empresa não é capaz de cumprir com as obrigações determinadas por contrato, devido a situações que transcendem o controle da mesma, tais como acidentes ou desastre naturais.

O vazamento de petróleo foi em uma instalação em alto mar da ExxonMobil na região Delta do Rio Níger espalhou-se por mais de 32 quilômetros, cobrindo as águas utilizadas por pescadores com enorme mancha. Localizada na costa da Nigéria, a região possui grande acumulação de petróleo.

Em nota, a petrolífera norte-americana afirmou que está “trabalhando para minimizar o tempo de parada e notificar as agências regulatórias e os compradores”. A subsidiária declarou que o derramamento de óleo ainda acontece e que está investigando a causa do vazamento. Entretanto, ainda não detalhou o tamanho do acidente.

Vazamentos de petróleo ocorrem com frequência na Nigéria, uma vez que a regulamentação ambiental é frágil, além disso há relatos de gangues armadas que saqueiam os oleodutos do país africano.