unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/11/12

MME segue calendário e publica garantia física para leilões A-3 e A-5

Quase 600 projetos eólicos, que juntos ultrapassam 6.600 MW médios de garantia física, foram inscritos para o certame de 12 de dezembro.

Ainda que parte de setor coloque em cheque a realização do leilão A-3, o Ministério das Minas e Energia (MME) manteve o calendário previsto para os certames de geração do final do ano, aos publicar, nesta terça-feira (26/11), as portarias que listam as garantias físicas das usinas inscritas, tanto para o A-3, esperado para 12 de dezembro, quanto para o A-5, que deve ocorrer em 14 dezembro.

Para os empreendimentos inscritos no leilão A-3, o ínicio do suprimento de energia elétrica está marcado para o dia 1º de abril de abril de 2015, entre eólicas, usinas de biomassa e PCHs, enquanto no A-5, que se destina à contratação de energia de fontes hidrelétrica, eólica e termelétrica, de biomassa ou gás natural, o início de suprimento ocorreria em janeiro de 2017.

Em relação às garantias físicas divulgadas hoje (26/11), as geradores eólicos estão em peso, listados no A-3, com quase 600 unidades geradoras, totalizando garantia física de mais de 6.600 MW médios, calculadas para o certame. Na listagem constam empreendimentos de empresas como Endesa, Renova Energia, Eletrosul e Bioenergy.

Já as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) estão representadas por cinco empreendimentos, inscritas tanto para o A-3, quanto o A-5, com 27,8 MW médios no total. Uma única PCH de 4,4 MW médios disputará somente o A-3 e outras duas usinas do tipo, estarão apenas no A-5, somando 14,9 MW médios de garantia física.

Para as garantias físicas das termelétricas a biomassa, não despachadas, constam 16 listadas para o A-3, somando um total de 386,9 MW médios, sendo que oito destes empreendimentos também foram inscritos para o A-5, que juntas totalizam 189,8 MW médios, conforme a publicação do Diário Oficial da União (DOU).