Planalto desiste de tirar poder das Docas. Terminais serão licitados.
BRASÍLIA A presidente Dilma Rousseff lança hoje o pacote de portos, parte do Programa de Investimentos em Logística. Este vai prever investimentos de cerca de R$ 60 bilhões só para portos, boa parte até 2014.
Segundo fontes do governo federal, a presidente desistiu de fazer mudanças significativas nas companhias Docas, que têm problemas de gestão e financeiros, por avaliar que não há espaço político para retirar poder
dos governadores em meio à disputa sobre royalties e guerra fiscal.
Apesar de ligadas diretamente ao Planalto, essas empresas têm alguns executivos indicados pelos governos regionais.
A intenção inicial do governo era centralizar a gestão das Docas e criar uma autoridade portuária nacional, tirando delas poderes de planejamento e gerencial e restringindo-as à operação dos portos.
Mas o governo deve criar novos organismos para desenvolver o setor portuário de maneira nacional, evitando conflitos entre os estados que prejudiquem o comércio exterior brasileiro como um todo.
Cerca de 90% do volume do nosso comércio exterior passam pelos portos. O pacote visa a melhorar a eficiência e reduzir custos dos portos.
Segundo interlocutores do Planalto, a fim de
baratear as tarifas para os usuários, o governo decidiu licitar os contratos de 74 terminais privados assinados antes da Lei dos Portos, de 1993.
O critério da nova seleção dos operadores será a menor tarifa cobrada dos usuários, mas haverá exigências mínimas de volume de operação.