A melhoria e a ampliação da infraestrutura portuária brasileira devem ser prioridades em 2012 para atender ao crescimento das exportações nos próximos anos.
Pelo menos, esta é a conclusão do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da CNI (Confederação Nacional da Indústria), José de Freitas Mascarenhas, que crê que o governo precisa fazer com que os portos brasileiros tenham padrões internacionais de eficiência.
Para ele, é necessário investir na melhoria do sistema de transporte do País, com destaque para a intermodalidade, pois, desta forma, isso contribuiria para aumentar a eficiência do sistema de transporte, reduzir custos com o carregamento de cargas e melhorar a competitividade da economia brasileira.
Mascarenhas afirma que o governo precisa olhar para essa questão com mais carinho e focar na melhoria da gestão do sistema de infraestrutura do País.
De fato, os problemas com a intermodalidade são um dos principais vilões no que se referem aos gargalos do setor portuário brasileiro.
Segundo o superintendente dos portos de Antonina e Paranaguá, Airton Vidal Maron, por exemplo, as deficiências de infraestrutura de um modo geral, seja elas de acesso ferroviário, rodoviário ou marítimo, são os maiores entraves.
“A infraestrutura portuária não acompanhou o incremento das movimentações, formando gargalos. É preciso haver investimentos maciços nestas estruturas para alinhar a necessidade de demanda e a capacidade de atendimento dos portos”, aponta.
O diretor-executivo do Porto de Itajaí, Robert Grantham, faz eco: ““A exemplo dos demais portos nacionais os maiores gargalos encontram-se nos acessos ao porto, notadamente a falta de ferrovia e a necessidade de rodovias que se conectem ao porto”, finaliza.