Em processo Perimetral de Margem direita De acordo com Secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, a perimetral já está bem adiantada, porém ainda faltam dois trechos importantes já está bem adiantada, porém ainda faltam dois trechos importantes: 1, que é a ligação da Via Anchieta com o Saboó, e o trecho 4, na Avenida Mário Covas. Dragagem A ser retomada este mês, a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos será realizada no Trecho 4, que vai do Paquetá até a Alemoa, e é o único pendente. Nos demais três trechos do canal de navegação, da Barra até o Armazém 6, o serviço foi concluído.
A previsão da Codesp é que o trabalho seja finalizado em quatro meses. Em 2012, começa a segunda fase. Perimetral margem esquerda A perimetral do Guarujá, que facilitará o acesso nesta área, já está em andamento.
Barnabé Bagres Empreendimento já está na fase de licenciamento ambiental. Na área de Barnabé-bagres quase dobrará o tamanho do Porto de Santos, acrescentando um novo horizonte para construção de empreendimentos.
À Espera Porto Valongo O projeto oferecerá uma esplanada ampla para pedestres, liberando a área para futura revitalização portuária. O intuito é transformar a área do Armazém 1 a 8 – hoje abandonada – em um complexo cultural, atraindo moradores da região e também turistas. Já possui verbas garantidas pelo Governo Federal (PAC 2).
Entrega de propostas para licitação do projeto executivo aconteceu no último dia 17. Mergulhão A construção do Mergulhão eliminará um conflito rodoferroviário na região do Valongo. Para atingir os objetivos propostos, o pré-projeto prevê a transposição de 1,5 quilômetro da atual via portuária para a passagem subterrânea entre a região do prédio da Alfândega e a Rua Cristiano Otoni.
Está incluída, ainda, a reurbanização da área de influência das obras, de forma a harmonizar o túnel subterrâneo com o Centro Histórico. A elaboração do projeto executivo da obra é estimada em R$ 8,59 milhões, com recursos garantidos pelo PAC. Segundo diretor Renato Barco, a obra deve sair até 2014 ou 2015.
Ligação Seca O último projetado apresentado pelo Governo do Estado foi o túnel pré-moldado de 900 metros de comprimento e 21 metros de profundidade, com previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2016 e custo de R$ 1,359 bilhões. O projeto previa a ligação das regiões de Outeirinhos, em Santos – que desembocaria na Avenida Rodrigues Alves – a Vicente de Carvalho, em Guarujá. De acordo com Renato Barco, a Codesp não é contra o túnel neste local, porém neste projeto não seria aceitável a passagem de caminhões.
Neste sentido, Codesp e CAP acreditam que o melhor local seria um túnel entre a Alemoa e Ilha Barnabé. “Temos a impressão que o túnel nesta posição (do projeto) trará caminhões em excesso neste trecho”, acredita.