A OGX, petrolífera do Grupo EBX, comemorou ontem o fato de, em fevereiro, ter conquistado o posto de quinta maior empresa na produção de petróleo no país. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a companhia de Eike Batista produziu, em média, 11 mil barris por dia.
Apesar de estar na quinta posição, a OGX, que começou a operar este ano, está muito atrás de Petrobras (1,998 milhão de barris/dia em fevereiro), Shell (71,7 mil barris), Chevron Frade (59,3 mil barris) e Statoil (61,2 mil barris). E está longe da sexta colocada, a BP Energy (902 barris).
Em nota, a OGX afirmou que sua média é considerada excelente, pois a empresa ainda está em fase de teste. Nos próximos meses, a companhia prevê conectar dois ou três novos poços produtores, chegando a níveis de produção entre 40 e 50 mil barris/dia até o fim de 2012.
No total, segundo a ANP, 26 empresas produzem petróleo no país. Em fevereiro, a média foi de 2,205 milhões de barris/dia. Na produção de gás, a OGX também mantém a quinta posição, com 89,27 milhões de metros cúbicos (Mm3)/dia. A líder é novamente a Petrobras, com 65,2 mil Mm3/dia.
A OGX, comunicou no final do mês passado, que a companhia entregou sua primeira carga de aproximadamente 600 mil barris à Shell Western Supply and Trading Ltd (Shell).
“O embarque do primeiro lote de óleo da OGX representa o início de geração de caixa e mais um importante passo rumo à consolidação da companhia como um importante player de E&P global”, comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.