unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/04/12

Estaleiro Promar STX cresce no RJ e em Pernambuco

Nesta quinta-feira, o estaleiro STX-OSV, o antigo Promar, de Niterói (RJ), lançou ao mar o moderno barco de apoio Skandi Iguaçu, de US$ 175 milhões, para a Dof Navegação, empresa brasileira de capital norueguês. Na oportunidade, diretores do estaleiro informaram que o grupo continua a crescer a todo vapor. O estaleiro foi formado por quatro brasileiros – Paulo Haddad, Jorge Ferraz, Miro Arantes e Ariovaldo Rocha, este presidente do Sindicato Nacional da Construção Naval (Sinaval) – através da empresa PJMR. Em seguida, o Promar passou a pertencer a noruegueses e hoje os principais acionistas são os coreanos da STX.

Em Niterói, a empresa conta com 1.500 empregados e tem encomendas de seis unidades, totalizando US$ 600 milhões – carteira de dar inveja a muita gente. Em Pernambuco, está sendo construída a subsidiária STX-OSV-Promar, que já nasce com encomenda de oito navios de gás para a Transpetro.

Para agilizar a produção, o grupo encomendou os cascos dos dois primeiros gaseiros ao Rio Nave, empresa que usa a área que pertenceu ao antigo Caneco, no Caju, na Zona Norte do Rio. A unidade de Pernambuco deverá ficar pronta em meados de 2013.

Originalmente, a unidade do Nordeste deveria ficar em Fortaleza (CE). Mas uma divergência entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB), pretensamente a respeito de condições ambientais, fez com que o novo estaleiro fosse parar em Pernambuco, junto ao Porto de Suape e outras instalações da construção naval.