unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/04/12

Lobão: Exploração de gás começa este ano no Piauí

Em entrevista ao apresentador do programa Agora, da Rede Meio Norte, Silas Freire, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, informou que as pesquisas e exploração do gás natural no Piauí devem começar neste ano. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que as pesquisas apontam a ocorrência de petróleo e gás natural na Bacia do Rio Pamaíba e que foram constatadas grandes reservas de gás natural e petróleo no Maranhão, no município de Capinzal.

Ele declarou que há o convencimento de que existem reservas de petróleo e gás de cozinha no Piauí. Segundo Edison Lobão, O Conselho Nacional de Política Energética, que nele preside, aprovou a primeira rodada de leilões para lotes de áreas de pesquisas e exploração de gás natural no Piauí, mas depende da liberação do leilão pela presidente Dilma Rousseff, o que deverá ocorrer após a definição do marco regulatório de minérios. Acredito que essa autorização da presidente Dilma ainda será dada este ano, afirmou o ministro Edison Lobão.

Ministro afirmou que as pesquisas apontam a ocorrência de petróleo e gás natural na Bacia do Rio Parnaíba.

Disse que falta apenas a regulamentação dos royalties do pré-sal porque já existem duas leis estabelecendo o marco regulatório da pesquisa e exploração do petróleo e do gás natural.

O ministro Edison Lobão que a Eletrobras já investiu RS 500 milhões no sistema energético do Piauí. Ele lembra que a Eletrobras assumiu a Cepisa (Companhia Energética do Piauí) no momento em que a empresa enfrentava terrível dificuldade. A Eletrobras já investiu meio bilhão de reais e os

problemas estão sendo resolvidos no Piauí, afirmou o ministro de Minas e Energia.

Ele também destacou os investimentos feitos pelo Programa Luz Para Todos no Piauí e no Maranhão. Ele declarou que a meta do Programa Luz Para Todos era fornecer energia, pela primeira vez, para 10 milhões de brasileiros e já atingiu 15 milhões e ainda faltam de 2 a 3 milhões de brasileiros para a universalização da energia no país. Mas sempre vai ter faltando energia para algumas famílias porque vão crescendo em número e se espalhando pelo pais, declarou.