Plano de concessão à iniciativa privada será anunciado em breve pelo governo. Terminais terão investimentos de R$ 31 bi O PORTO do Rio vai receber R$ 1 bilhão, principalmente para expansão de dois terminais de contêineres e um de veículos.
No Estado, recursos somam R$ 7,5 bilhões O governo federal está prestes a promover uma nova abertura dos portos brasileiros. O marco regulatório abrirá espaço para concessões e licitações de terminais, que receberão R$ 31 bilhões em investimentos privados, segundo previsão da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O objetivo é aumentar a eficiência e a rentabilidade das operações portuárias no litoral brasileiro, resolvendo um dos principais gargalos ao crescimento sustentado. Do total, o Rio receberá uma fatia substancial nos próximos cinco anos: R$ 7,5 bilhões.
Entre os portos delegados, há alguns estratégicos para a logística do país, como Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).
Nesses 16 portos, a gestão agora será compartilhada entre os governos regionais e o federal. No Rio, do total de R$ 7,5 bilhões previstos, quase R$ 2,9 bilhões referem-se a investimentos da empresa LLX, controlada por Eike Batista, no porto de Açu, em São João da Barra.
Em Itaguaí, são R$ 3,2 bilhões previstos, sendo R$ 1,5 bilhão para o arrendamento de um terminal de granéis sólidos especializado em minério de ferro na chamada Área do Meio.
Para o porto do Rio está previsto quase R$ 1 bilhão, principalmente na expansão de dois terminais de contêineres e um de veículos. Nos próximos dias, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve aprovar a licitação de um novo terminal de uso exclusivo da Petrobras, no valor de R$ 115 milhões.