unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/05/12

Empresas querem novas rodadas de blocos exploratórios

Desde 2008 sem rodadas de licitações para blocos de exploração de petróleo no Brasil, empresas que querem investir mais na cadeia produtiva de óleo e gás pedem que os leilões sejam realizados o quanto antes.

O assunto tomou conta dos debates do primeiros dia do evento Accelerate Oil&Gas, no Rio de Janeiro.

O superintendente de Dados Técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Sergio Henrique Sousa Almeida, disse que a agência está pronta para a realização de uma nova rodada e considerou legítima a reivindicação das empresas.

Segundo ele, muitas delas consultam a agência para obter informações sobre os processos de licitação e sobre como investir com foco nas áreas do pré-sal.

Renato Bertani, presidente do World Petroleum Council (WPC), disse que é preciso oxigenar o setor com a oferta de novas áreas, já que o Brasil é um dos seis a oito países que vão fazer a diferença na oferta de óleo e gás no mundo.

Márcio Mello, diretor da High Source Technology, assinalou que no país há espaço para centenas de mini-Petrobras, desde que seja aberto o caminho com novas áreas para exploração.

O superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Carlos Camerim, também destacou que quanto mais empresas no processo, melhor para a indústria.