O CEO da Dubai Exports, a agência de promoção de exportações do emirado, Saed Mohamed Al Awadi, se reuniu nesta terça-feira (29) com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com da Investe São Paulo, empresa do governo paulista para atração de investimentos. Conforme a ANBA informou na segunda-feira, Awadi estuda abrir um escritório da agência em São Paulo e quer trazer empresas de Dubai para atuar no Brasil.
Ele disse que existem muitos segmentos da economia paulistas que podem receber investimentos do emirado. “Em Dubai, vamos avaliar as informações obtidas aqui no Brasil para definir onde poderemos concentrar nossos esforços. Enviarei profissionais para cá para estudar as oportunidades”, afirmou.
O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Rodrigues da Costa, citou, por exemplo, que o estado de São Paulo administra 30 aeroportos que poderiam receber investimentos. “É importante que profissionais de São Paulo e de Dubai conversem e discutam as oportunidades, para que eles saibam apontar as empresas [corretas] e para que elas (as companhias) tomem as decisões bem fundamentadas”, disse.
Awadi se encontrou também com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Elias Haddad. Segundo Haddad, a Fiesp pode ajudar a Dubai Exports a encontrar oportunidades em São Paulo. Ele disse, por exemplo, que em 2006 foi criado o conselho empresarial Brasil-Turquia para promover o comércio bilateral e, de 2006 a 2011, as negócios foram multiplicados por quatro.
“Dubai e Brasil têm uma capacidade enorme para melhorar as trocas comerciais. Os dois países têm opiniões similares, do ponto de vista estratégico. São Paulo é uma porta de entrada para os negócios na América Latina e Dubai também é [uma porta de entrada] na sua região”, disse Haddad.