unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/06/12

QGEP busca FPSO e sonda para TLD de Atlanta

A Queiroz Galvão Exploração e Produção dará início até o início de julho ao processo de contratação de sonda de perfuração e FPSO para realizar o teste de longa duração (TLD) em Atlanta e Oliva, na Bacia de Santos. A primeira perfuração está prevista para o segundo semestre de 2013 e a produção estimada para o TLD é de 20 mil barris por dia.

A petroleira também adquirá os equipamentos para a perfuração e completação do poço do TLD. O processo de compra depende ainda recebimento do plano de desenvolvimento para a área, entregue à ANP em dezembro. A expectativa da empresa é receber o documento nos próximos 15 dias.

A QGEP é a operadora da área desde fevereiro, quando a ANP aprovou a aquisição da participação da Shell no projeto. O acordo foi fechado em US$ 157,5 milhões e a expectativa é que Atlanta e Oliva contenham 2,1 bilhões de barris de óleo pesado, entre 14º e 16º API. A área está localizada a 185 km da costa, em lâmina d’água de cerca de 1.550 m, próxima ao campo de Libra, no polígono pré-sal da Bacia de Santos.

Carcará

Em relação à descoberta de óleo no poço 4-BRSA-971-SPS, na Bacia de Santos, o diretor-presidente da QGEP se mostrou otimista em relação à comercialidade do reservatório. “Os resultados iniciais são bem encorajadores. Até o momento é melhor do que qualquer coisa que já foi obtida no BM-S-8. Cada vez que a gente avança mais, a nossa certeza vai crescendo”, afirmou.

O poço, chamado de Carcará, encontrou uma coluna contínua de 171 m de petróleo de cerca de 32º API em 5.910 m. O poço está localizado a 232 km do litoral de São Paulo, em lâmina d´água de 2.027 m. A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).