A Imetame pretende iniciar sua primeira campanha de perfuração na Bacia do São Francisco, em Minas Gerais, entre os meses de novembro e dezembro. A empresa aguarda apenas a conclusão do levantamento sísmico em execução na área para dar entrada, em agosto, no pedido de licenciamento ambiental voltado à perfuração de dois poços exploratórios.
O mais provável é que a campanha seja direcionada aos blocos SF-T-104 e SF-T-114, ambos operados pela Imetame, em parceria com o consórcio Cemig-GT e Codemig.
A perfuração dos poços no São Francisco será feita com uma sonda própria da Imetame. É praticamente certo que a sonda alocada ao projeto seja a IME-01, equipamentos que no momento perfura um poço para a petroleira no Rio Grande do Norte e que, em breve, iniciará uma pequena campanha para a Sonangol.
O trabalho de aquisição sísmica está sendo realizado pela Global Geophysical, que irá coletar um total de 1 mil km de dados 2D, nos blocos SF-T-104, SF-T-114, SF-T-120 e SF-T-127. A coleta de informações está sendo feita através da tecnologia de vibro seismic e será concluída em um mês.
O levantamento sísmico está sendo conduzido por quatro caminhões. A Imetame responde pela operação apenas dos blocos SF-T-104 e SF-T-114, mantendo participação nas outras duas áreas – SF-T-120 e SF-T-127. A petroleira participa, ainda, de uma quinta área no São Francisco, SF-T-132, onde já foi confirmada uma descoberta de gás.