O Estado também entra na briga para ter Centro de Tecnologia Mineral.
O deputado Tadeu Maia (PSB), secretário estadual de Mineração, afirmou que os lotes para leilão visando a exploração de gás natural na bacia do rio Parnaíba estão sendo definidos, e que a bancada do Piauí tudo fará para que a presidente Dilma autorize leilão.
Segundo o gestor, a pasta está trabalhando para trazer também para o Piauí o Centro de Tecnologia Mineral. O investimento pode tornar o Estado destaque na produção de energia eólica e solar.
Os senadores e deputados federais piauienses se reuniram na última terça-feira (19) com a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard.
A diretora disse que estudos constataram alto indício de gás no Piauí; já há quatro empresas interessadas no possível leilão de lotes no Estado; e que o Piauí é prioridade na política de descentralização dos investimentos exploratórios.
Segundo a diretora geral da ANP, há dois fatores a favor do Piauí. Primeiro: a evolução da tecnologia; segundo, é a inserção do gás na matriz energética brasileira. Outro contexto favorável é a nova possibilidade de exploração por pequenas e médias empresas de petróleo.
Chambriard informou ainda que a agência planeja implantar plano nas bacias sedimentares do Brasil todo. “Decidimos começar na área que está mais carente. Escolhemos pelo IDH. Fizemos um grande levantamento e constatamos indícios de hidrocarboneto”, declarou.