unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/06/12

Corrosão predomina em plataformas

A ANP identificou 1.055 não conformidades em itens de segurança operacional de plataformas de petróleo até o início deste mês. As irregularidades foram levantadas em 145 auditorias, sendo a maior delas relacionadas a problemas de integridade das instalações, como nível de corrosão em válvulas. Em 14 casos, a não conformidade foi considerada crítica, resultando na interdição das plataformas.

A superintendente adjunta de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Caroline Morais, acredita que o problema está ligado a uma questão de cultura de segurança dos operadores das instalações.

Eu imagino um operador que está começando a carreira em uma plataforma que já tem pontos de corrosão e não tem parâmetro para comparar com uma instalação que não está corroída, achando que é um problema normal de maresia, exemplificou.

O balanço corresponde ao perãodo 2009-2012, quando a ANP começou a fiscalizar a resolução de segurança de processo, publicada em 2007 e que tinha um prazo de dois anos para adequação. Até então, a agência aplicava outro regulamento, que cobria um escopo menos abrangente de conformidades.

A agência deverá realizar no mínimo mais 30 auditorias até o final deste ano. As operadoras autuadas já pagaram um total de R$ 40 milhões em multas.