unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/07/10

LLX anuncia contratação de obras para Porto Sudeste

A LLX divulgou ontem, dia 30, a assinatura de contrato com o consórcio ARG-Civilport para as obras do Porto Sudeste em Itaguaí (RJ). A negociação inclui a construção de estrutura offshore e pátio de estocagem de minério de ferro, que será ligado aos píeres por meio de um túnel. As obras serão desenvolvidas simultaneamente, com prazo de conclusão previsto para o final de 2011.

A companhia também adquiriu equipamentos para serem utilizados na operação do terminal, que deverão ser financiados por agências de crédito de exportação. A Thyssen Krupp forneceu dois viradores duplos de vagões e a chinesa ZPMC entregou dois carregadores de navio. A entrega dos equipamentos segue cronograma compatível com o término das obras civis. As aquisições estão dentro do orçamento de R$ 1,8 bilhão.

O Porto Sudeste será um terminal portuário privativo de uso misto com profundidade de 21 metros. O empreendimento terá capacidade inicial para movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com possível expansão para 100 milhões de toneladas. A instalação deverá escoar a produção das minas da MMX, em Minas Gerais, e de outros produtores de minério do Quadrilátero Ferrífero que atualmente não exportam por falta de opção logística. A previsão é que as operações tenham início em 2012.