Os fretes marítimos devem retornar aos níveis atingidos antes da recessão global até o final deste ano, de acordo com a A.P. Moller-Maersk. Segundo o diretor-executivo da companhia, Nils Andersen, a escassez mundial de equipamentos funcionará como garantia para a estruturação das taxas, assegurando que os preços retornem aos níveis pré-crise e fazendo com que a indústria marítima possa obter retornos sobre seus investimentos.
Os valores de frete foram recuperados em várias rotas – principalmente entre Ásia e Europa – em maio, após a restauração de parte significativa da frota de navios de contêineres ociosos nos últimos meses, de acordo com o China Containerised Freight Rate Index.
Andersen diz que a indústria de contêineres não deve ser afetada pela possível desaceleração das exportações chinesas, causada pela desvalorização da moeda asiática. A parte da indústria que pode ser afetada pelo abrandamento da China será o setor de graneleiros e petróleo, disse o executivo.
De acordo com a corretora Clarkson, as taxas de frete continuam subindo. Em maio e junho, os embarques de contêineres em portos da China com destino a Europa e Mediterrâneo sofreram incrementos de 2% e 6%, respectivamente.