unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/08/10

Taxas de frete transatlânticas se recuperam

Os valores de frete transatlânticos para cargas em contêiner apontaram recuperação em relação ao colapso do ano anterior, embora as taxas de importações europeias ainda não tenham retornado aos níveis pré-crise, mesmo com os volumes também em alta.

Os números mais recentes da ELAA (European Liner Affairs Association) colocaram o índice de frete para cargas secas e reefer embarcadas na América do Norte para a Europa estimado em 109 pontos em junho, comparado com 102 pontos no mês de maio e a baixa de 77 pontos do ano anterior.

Os sinais de uma futura melhora nas taxas surgiram quando a Hapag-Lloyd anunciou planos para lançar um novo serviço de transporte expresso transatlântico, ligando Antuérpia (Bélgica) e Nova Iorque (Estados Unidos), em setembro.

Empregando três porta-contêineres de 2.200 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o serviço semanal oferecerá transit time de apenas nove dias. A companhia afirmou que o novo ciclo irá complementar as rotas já existentes como PAX (Ásia-América do Norte-Europa) e o serviço transatlântico ATX, que é operado em parceria com a Grand Alliance.

De acordo com a ELAA, embora as taxas transatlânticas estejam em ascensão, os números não estão tão promissores no lado europeu. O índice de preços calculado para junho foi de 79 pontos, um crescimento modesto comparado ao valor de maio, que ficou em 77 pontos. Durante o ano passado, o índice oscilou em torno de 65 pontos.

Os volumes transatlânticos entre América do Norte e Europa subiram apenas 2,1% para 209.500 Teus em junho, enquanto que o sentido contrário apresentou incremento de 10,5%, para 263.500 Teus.

No comércio entre Ásia e Europa, o índice de preços agregados para cargas nos sentidos leste e oeste fechou em 117 pontos em junho, mas as taxas de cada uma das rotas retomaram o crescimento, depois da queda em 2009.

As taxas de frete para cargas dry indo do Mar Mediterrâneo Oriental e Mar Negro para a Ásia mostraram a maior recuperação, com o índice de junho subindo de 131 pontos (valor do mês anterior) comparado à baixa de 72 pontos em fevereiro de 2009.

Os incrementos do segundo trimestre da Ásia para a Europa foram quase 20% maiores do que há um ano, em 3,3 milhões de Teus. Porém, os volumes transatlânticos caíram 3,3% no segundo trimestre de 2009, em 1,4 milhão de Teus.