unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/08/10

Modec e Schachin vencem contrato de US$ 1,2 bilhão da Petrobras

O grupo brasileiro Schachin e o estaleiro japonês Modec obtiveram os direitos para contrato de fornecimento e locação de instalações de armazenamento flutuantes e embarcações de descarga para a Petrobras, no valor de US$ 1,2 bilhão.

As duas companhias atuarão em joint, com o intuito de converter um VLCC (Very Large Crude Carrier) em um FPSO (palataforma flutuante de produção, armazenamento e descarga de petróleo) destinado ao novo ponto de exploração petrolífera do Rio de Janeiro, com entrega prevista para o último trimestre de 2012.

De acordo com a Modec, a Radiant Jewel, embarcação de 149 mil dwts construída em 1992, será convertida no FPSO Cidade de São Paulo MV23. A reciclagem do casco e demais trabalhos serão conduzidos pela chinesa Cosco Shipyard Group em suas instalações na província de Dalian. Já os sistemas de amarração e topside ficarão a cargo da Sofec, subsidiária da companhia japonesa na América do Norte.

Quando completada, a embarcação terá capacidade de produzir 120 mil barris por dia e estocar 2 milhões de barris, antes de descarregar o petróleo em navios-tanque.

Este é o sétimo veículo FPSO que a Modec fornecerá para a Petrobras em território brasileiro. Cinco já estão em plena fase de atividades, e um – o FPSO Cidade de Angra dos Reis MV22 – será instalado na bacia de Tupi no último semestre deste ano.