unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/01/16

Petrobras – Equipamentos Submarinos

A Petrobras ocupa hoje a posição de maior operadora de equipamentos submarinos para águas profundas e ultraprofundas da indústria de petróleo mundial, refletindo a expansão de suas atividades de produção offshore. E a companhia alcançou mais uma marca histórica nesse segmento ao instalar o milésimo equipamento submarino conhecido como Árvore de Natal Molhada (ANM), no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos.

De grande robustez, a ANM é projetada para suportar elevadas pressões e temperaturas e é composta por um conjunto de válvulas e conectores para controle do fluxo de petróleo e gás com segurança. Ao longo dos últimos anos, os modelos de ANM vêm incorporando inovações de última geração, adaptadas para o cenário de águas cada vez mais profundas.
Confira a evolução tecnológica das Árvores de Natal Molhadas:

1977 – Início da produção da Bacia de Campos.

1979 – Instalação da primeira Árvore de Natal Molhada no Brasil, conectada ao Sistema de Produção Antecipada do campo de Enchova Leste, na Bacia de Campos, em lâmina d’água de 189m, que representou um recorde de profundidade para a época.

1985 – Instalação da primeira ANM no Brasil sem apoio de mergulhadores, com suporte de cabos-guia utilizados na operação de descida do equipamento até o local de produção, no campo Marimbá, na Bacia de Campos, em lamina d’água de 383 metros, constituindo outro recorde na ocasião.

1986 – Instalação da primeira Árvore de Natal Molhada no campo de Albacora, na mesma bacia, que incorpora o método Lay-away guideline, que dispensa o uso de cabos-guia.

1993 – Ano que marca a padronização dos componentes das ANMs, que gerou maior eficiência e otimização das operações.

2010 – Instalação da primeira ANM a cabo na Petrobras (no campo de Jubarte). Esse método de instalação utiliza a embarcação do tipo Subsea Equipment Support Vessel (SESV), em substituição aos navios-sondas, cujas taxas de afretamento são muito mais altas. A grande vantagem desse método é permitir maior economia de custos de instalação para a companhia.

2011 – Utilização do sistema de ANMs multiplexado e padronizado no pré-sal da Bacia de Santos, cuja maior vantagem é aumentar a velocidade de fechamento das válvulas e assegurar a confiabilidade.

2015 – Primeira ANM instalada em poço submarino na área do pré-sal (campo de Sapinhoá) com o método de instalação a cabo.