
Com o recente foco e compromisso com o transporte sustentável, vários proprietários e operadores de navios com bandeira da República das Ilhas Marshall (RMI) estão procurando maneiras inovadoras de fornecer energia aos seus navios. A BW LPG, principal proprietária e operadora de transportadores de gás liquefeito de petróleo (GLP), é um desses proprietários e está no meio de um projeto significativo para converter 15 de seus grandes transportadores de gás (VLGCs) para propulsão a GLP e a óleo combustível.
O primeiro navio a ser convertido no âmbito deste projeto, o BW Gemini construído em 2015, concluiu com sucesso seus testes de mar e navegou pelo Pacífico em novembro de 2020. O trabalho foi realizado no Estaleiro Yiu Lian em Shenzhen, China, e incluiu a instalação de dois tanques de convés pesando 89 toneladas e armazenando GLP. Cada um dos tanques de 35 metros de comprimento é feito de aço de baixa temperatura com um material de isolamento espesso ao redor.
A conversão das embarcações restantes está em andamento, com todas as obras previstas para serem concluídas no início de 2022. O BW Balder, de 2016, é a primeira embarcação com bandeira da RMI a concluir o retrofit. É também o primeiro navio a passar pela primeira operação de abastecimento de GLP no mar do mundo.
O BW Balder recebeu recentemente GLP por meio de transferência ship-to-ship com a transportadora de GLP BW EPIC ST. Martin.
O GLP é considerado um combustível limpo e, de acordo com uma pesquisa da MAN PrimeServe, reduz as emissões de óxido de enxofre (SOx) em 99%, as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 15%, as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 10% e partículas em 90% quando comparado ao óleo combustível.
Fonte: Revista Portos e Navios
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