unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Na Mídia - 21/03/22

Imposto de Renda 2022: Saiba como declarar Participação nos Lucros e Resultados

RIO – Se sua empresa distribuiu Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no ano passado, você deve informar o valor recebido no preenchimento do Imposto de Renda 2022. Mas, atenção: ainda que o montante também seja pago pelo empregador, ele não pode ser somado ao salário e deve ser declarado em uma ficha específica do programa da Receita Federal.

Os repasses precisam constar do informe de rendimentos fornecido pela empresa. Caso a informação não esteja no documento, você deve pedir ao setor de Recursos Humanos para acrescentá-la.

Saiba como como declarar a PLR

O que é a Participação nos Lucros e Resultados?

Segundo a advogada Patrícia Azevedo, do escritório Kincaid Mendes Vianna Advogados, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), desvinculada da remuneração do trabalhador, é um direito previsto na Constituição Federal.

Valores a receber: Banco Central diz que 1.318 pessoas têm mais de R$100 mil a resgatar

O objetivo da PLR é que parte do resultado positivo obtido pela empresa seja distribuído aos seus funcionários. Estão aptos para receber o benefício os trabalhadores do setor privado que tenham cumprido com as metas pré-estabelecidas em acordo com o empregador.

Quem receber PLR em 2022, mesmo que seja referente ao resultado da empresa em 2021, só terá que declarar a participação nos lucros no Imposto de Renda de 2023.

Como lançar PLR no Imposto de Renda?

O valor recebido via PLR é informado em uma aba separada dos salários. As pessoas físicas que tenham recebido o benefício no ano passado devem declará-lo na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”.

No “Tipo de rendimento”, selecione o código “11 – Participação nos lucros e resultados”.

Fonte: Jornal O Globo