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Consórcio Intersal, que venceu leilão em 2021, deve investir R$ 165 milhões nos próximos 25 anos de concessão, para ampliar capacidade de armazenamento e escoamento do sal marinho produzido no estado. Bureau Veritas acompanha obras de modernização do terminal executadas pela Codern.
O Terminal Salineiro de Areia Branca (RN) passa por obras antes de concluir a fase de transição para o consórcio Intersal, liderado pela Intermarítima e com participação da Navenor. O arrendatário espera assumir as operações do terminal em julho. As obras de melhoria que estão em curso fazem parte das contrapartidas do arrendamento, licitado no ano passado, e são realizadas pela Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern). Além dos aportes de R$ 65 milhões pela autoridade portuária, o Intersal deve investir em torno de R$ 165 milhões nos próximos 25 anos, para ampliar a capacidade de armazenamento e escoamento do sal marinho produzido no estado.
O Bureau Veritas participa do monitoramento das obras de modernização do Tersab, executadas pela Codern, que inclui a recuperação das estruturas metálicas do cais de barcaça, do sistema de defensas (Dolfins), da ponte transportadora e da torre de transferência, além da instalação de nova usina de dessalinização. Os alojamentos, oficinas, unidade termoelétrica e prédio administrativo também estão sendo reformados para garantir maior conforto e segurança para os colaboradores. O BV é responsável pelo monitoramento das atividades na instalação offshore, que movimenta cerca de 35% da produção nacional de sal marinho.
O diretor-presidente da Codern, Carlos Eduardo da Costa Almeida, disse que o planejamento é importante para facilitar a transição das operações para o consórcio arrendatário. “Além dos desafios das obras offshore, tivemos que nos planejar para executarmos as intervenções sem atrapalhar o fluxo de embarques de sal. Temos tido êxito e já embarcamos, até o final de abril, mais de 600.000 toneladas em 2022, atendendo a todos os produtores”, afirmou Almeida.
O Tersab foi inaugurado em 1974 e fica a cerca de 14 quilômetros do litoral de Areia Branca e a 330 quilômetros de Natal. O sal movimentado no terminal é consumido nacionalmente, por indústrias de cloro e soda, papel e celulose, alimentação animal, consumo humano, entre outros segmentos, além de ser exportado para os Estados Unidos, Canadá e países do continente africano. O porto-ilha tem uma movimentação da ordem de 2 milhões de toneladas de sal marinho por ano.
“O Rio Grande do Norte é responsável por praticamente toda a produção de sal do país e agora contamos com a experiência e capacidade técnica internacional do Bureau Veritas para iniciarmos as operações até julho deste ano e contribuirmos imediatamente com o setor, aumentando os embarques de sal a granel pelo Porto-Ilha”, afirmou Ricardo Oliva, representante do consórcio Intersal.
O BV também acompanha a revitalização do sistema de proteção catódica, que visa um melhor controle da corrosão das superfícies metálicas no terminal. “Com a modernização do terminal salineiro, contribuímos para a economia local e nacional, aumentando a capacidade produtiva e a visibilidade no mercado global”, destacou o diretor de construção e infraestrutura do BV, Rafael Perez. Ele acrescentou que a expertise de quase 200 anos do grupo contribui para garantir a segurança e a qualidade das operações em instalações offshore. As obras tiveram início no segundo semestre de 2021 com conclusão prevista para setembro deste ano.
Fonte: Revista Portos e Navios