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Clippings - 21/06/22

Demanda aquecida por biodiesel no Nordeste consolida rota de cabotagem

Arquivo/Divulgação

Vibra Energia pretende entregar mais de 50 milhões de litros do insumo em 2022 utilizando modal em sua logística de distribuição. Distribuidora afretou navio da Flumar para operação, que realizou 7 viagens na rota entre Rio Grande (RS) e Suape (PE). 

A Vibra Energia pretende elevar em até 20% as entregas do biocombustível por cabotagem para o Nordeste em 2022, ultrapassando 50 milhões de litros. A companhia avalia que a demanda por biodiesel nos estados da região está aquecida. No passado, o carregamento total de biodiesel por cabotagem foi da ordem de 47.000 m³ (47 milhões de litros). De acordo com a distribuidora de combustíveis e lubrificantes, essa operação permitiu R$ 17 milhões de economia para seu caixa no custo logístico. A operação de biodiesel por cabotagem teve início em 2019 com a primeira viagem teste de cabotagem de B100, o que contribuiu com novas entregas no ano seguinte.

Em 2021, a empresa afretou um navio para esta operação, que realizou 7 viagens na rota entre os portos de Rio Grande (RS) e Suape (PE). A Vibra informou à reportagem que, após prospecção no mercado, contratou a empresa Flumar Transportes, do Grupo Odfjell, para realizar as operações de cabotagem de biocombustíveis. A empresa estima que cada navio substitui, em média, o equivalente a 200 caminhões das estradas.

A aposta da Vibra levou em consideração custos competitivos quando comparados aos custos do modal rodoviário e a redução das emissões de CO2. A empresa ressaltou que buscar modais mais eficientes e ambientalmente mais amigáveis está em suas diretrizes. Outro fator que influenciou a escolha desse modal, segundo a empresa, está relacionado à manutenção da garantia da qualidade do produto ao longo de todo o processo de transporte entre os portos da costa brasileira.

A Vibra considera que, com a estrutura da nova rota consolidada, a empresa se tornou a primeira no país a fazer este tipo de entrega a partir da região Sul. De acordo com a Vibra, o suprimento (inbound) de B100 do Nordeste, historicamente, era realizado em parte pelas poucas usinas da região e complementado pelas usinas localizadas no Centro-Oeste, por meio do modal rodoviário. A empresa calcula que, a partir do transporte do insumo por cabotagem, ao longo do ano de 2021, mais de 900 viagens rodoviárias de longa distância deixaram de ser realizadas entre o Centro-Oeste e o Nordeste.

A empresa destacou que a rota de cabotagem gera economia e redução de emissões já no abastecimento para transporte, de 1.818 toneladas de CO2 equivalente (CO2e). O cálculo é que um navio consome média de 287 toneladas de bunker, enquanto as mais de 900 viagens de caminhão que seriam utilizadas ao longo de um ano necessitariam de 1.165 m³ de diesel. A Vibra acrescentou que a sustentabilidade do negócio inclui a transição para uma matriz energética de menor impacto socioambiental e fontes energéticas mais limpas e renováveis.

“A operação de cabotagem trouxe uma série de ganhos: redução das viagens rodoviárias de longa distância, gerando queda na poluição emitida no suprimento de biodiesel; a ampliação das alternativas logísticas da companhia, que agora conta com nova rota, inclusive, com novos fornecedores. E as vantagens econômicas, com os custos mais otimizados”, elencou, em nota, o vice-presidente executivo de operações, logística e sourcing da Vibra, Marcelo Fernandes Bragança.

Combustível marítimo
Outra aposta da distribuidora é o mercado de combustíveis marítimos e produtos associados. A empresa fornece óleo diesel marítimo, produtos químicos e lubrificantes para o mercado offshore. “Somos a única companhia do seu segmento a realizar transporte de produtos a clientes diretamente em campos offshore”, destacou a Vibra à Portos e Navios. A distribuidora contabiliza aproximadamente 18.000 grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio.

Fonte: Revista Portos e Navios