unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/02/23

Alterado cronograma do SURF de Búzios 9

O processo de contratação do SURF (sistema de coleta submarina) do módulo 9 de Búzios vai demorar mais tempo para ser finalizado. Pouco mais de dois meses após lançar o edital da licitação, a Petrobras adiou a data de entrega das propostas para o final de março.

A nova data de recebimento das ofertas foi marcada para 30 de março. O edital foi lançado prevendo a entrega das propostas para 1º de março.

A mudança no cronograma do bid era dada como certa entre os participantes. Diante do aquecimento do mercado de SURF, o tempo reservado para entrega de proposta foi considerado apertado pelas empresas.

O contrato do serviço de SURF de Búzios 9 é direcionado à P-80, FPSO que está sendo construído pelo estaleiro Keppel Shipyard. Projetada para produzir 225 mil bpd de óleo e 1 milhão de m³/dia de gás, a unidade do projeto tem entrada em operação prevista para 2026.

O sistema de produção de Búzios 9 terá um total de 14 poços – sete produtores e sete injetores. A campanha contemplará o lançamento de cerca de 80 km de dutos rígidos, além de linhas de serviço de 4” de diâmetro e mais umbilicais.

O trabalho terá que ter início em abril de 2026. O tempo de duração da campanha será de 10 meses.

Formato sob o modelo de EPCI, o contrato exigirá elaboração do projeto de engenharia e fornecimento dos equipamentos, ancoragem da unidade, instalações e interligações submarinas de dutos rígidos, flexíveis e umbilicais do sistema de produção.

Além do bid de Búzios 9, as empresas aguardam a liberação da licitação para o SURF de Búzios 10.

A licitação de Búzios será a última voltada à contratação de SURF liberado pela Petrobras em 2022. No início de 2023, a petroleira lançará edital para contratação do SURF de Búzios 10.

Fonte: Revista Brasil Energia