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Empresa de navegação e logística, que completou 60 anos recentemente, aposta na diversificação dos negócios para alavancar crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos 10 anos
A Norsul tem boas perspectivas para o curto prazo e acredita que pode haver melhoria dos negócios nos próximos anos. A empresa, que completou 60 anos recentemente, avalia que o planejamento é desafiador, mas factível, demandando uma busca por eficiência a todo momento. A estratégia, numa visão de longo prazo, é discutir, entender e acompanhar o perfil e o desenvolvimento dos potenciais projetos da indústria brasileira. A companhia investe na diversificação dos seus negócios, a fim de alavancar o crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos 10 anos.
A empresa entende que um dos desafios neste setor é entender os momentos certos para buscar a redução de custos baseados em eficiência e aproveitar as melhores oportunidades. “Temos um viés bastante otimista para o futuro. Hoje, vivemos um momento de desafio com um crescimento mais modesto e custo de capital mais alto, mas para podermos estar preparados para momentos de investimento e participar deles”, comentou o diretor comercial da Norsul, Fabiano Lorenzi, à Portos e Navios.
Ele disse que não há uma conta trivial a ser feita, na medida em que a análise das variáveis para investimentos depende do momento e precisa ter os riscos estudados e diluídos junto aos donos da carga. “Esse é um negócio que precisa do ativo mais adequado e estamos sempre discutindo com o cliente para entender o momento certo. O que justifica fazer grandes mudanças ou é uma evolução tecnológica que permita redução drástica de custo ou é o aumento substancial de carga que viabilize. Temos esses indicadores ajudando a saber a hora certa de fazer investimentos”, pontuou Lorenzi.
O diretor explicou que é um mercado bastante competitivo e que o cliente está a cada dia mais exigente, o que traz a responsabilidade de entender suas necessidades, oferecer medidas e ações disruptivas. Lorenzi ressaltou que o negócio da Norsul está atrelado ao desenvolvimento industrial do Brasil. Ele disse que, embora tenha aumentado a competição, a empresa conseguiu manter um percentual relevante de participação do mercado de movimentação de granéis, de aproximadamente 50%.
“Como basicamente acompanhamos o PIB, nosso negócio acaba sendo muito customizado. A proposta de valor é oferecer algo alinhado à necessidade do cliente. Tentamos aprofundar o entendimento para oferecer serviço adaptado. Num mercado competitivo, temos que estar atentos para responder às demandas com agilidade”, afirmou Lorenzi.
A empresa de navegação e integração logística possui uma frota com 19 embarcações próprias, entre navios, empurradores e barcaças oceânicas, destinadas à cabotagem e ao longo curso. Durante a Intermodal 2024, na próxima semana, a Norsul vai apresentar seus navios cimenteiro e químico, além dos graneleiros e comboios oceânicos. No evento, a Norsul terá um estande interativo, com uma vitrine de conteúdo, permitindo a navegação do público pelas embarcações e suas características, via touchscreen. Cada tipo de embarcação terá um painel próprio, possibilitando uma imersão sobre o funcionamento dos navios e o universo da cabotagem.
Entre as embarcações disponíveis está o navio cimenteiro (cement carrier) Tellus, que permite o transporte cimento e clínquer. Lorenzi destacou que a embarcação transporta cimento com uma tecnologia limpa, via injeção de ar, por um sistema de pressão com o cimento a granel seco, o que assegura a integridade da carga, impedindo vazamentos e permitindo seu transporte mesmo em dias chuvosos, diferente de navios break bulk. A embarcação navega no fluxo Nordeste-Norte e chega até a Bacia do Amazonas. O volume anual do transporte de cimento fica em torno de 250 mil toneladas por ano.
Outro destaque dos painéis interativos serão os comboios oceânicos, um conjunto de embarcações articuladas entre si, formadas por um empurrador e uma barcaça oceânica. A Norsul iniciou operações com esses comboios na cabotagem para atender a clientes com diferentes necessidades de transporte para suas cargas. Inicialmente com toras de eucalipto, em 2003, e carregando fardos de celulose, em 2005. Anos mais tarde passou a oferecer o mesmo modelo no transporte de produtos siderúrgicos.
A empresa também vai expor um modelo em escala reduzida de seu navio multipropósito (Pio Grande) construído em 2012, cujo comprimento total é de 178.7 metros e largura, 28 metros. A embarcação é capaz de transportar cargas nos porões e sobre o convés. Em 2023, a Norsul transportou 16 milhões de toneladas de graneis sólidos (como cimentos, minerais, produtos siderúrgicos e outras commodities) e graneis líquidos (hidrocarbonetos, derivados e biocombustíveis), com receita de R$ 1,5 bilhão no período.
Fonte: Revista Portos e Navios