Com chamada conjunta, empresas buscam suprimento de gás natural a partir de 2031 para atender o Triângulo Mineiro, Goiás e Brasília e viabilizar o gasoduto Brasil Central
As distribuidoras de gás Gasmig (MG), Cebgás (DF) e Goiasgás (GO) lançaram nesta quinta-feira (25) chamada pública conjunta para suprimento de gás natural a partir de 2031, a fim de atender o Triângulo Mineiro, o estado de Goiás e a cidade de Brasília. O edital busca viabilizar a construção do Gasoduto Brasil Central, projeto da TGBC que liga São Carlos (SP) a Brasília (DF), passando pelo Triângulo Mineiro e Goiás.
“Com esta chamada pública conjunta estamos buscando a viabilização do atendimento a importantes áreas do país que, atualmente, não tem acesso ao gás natural. Levar o gás natural ao Triângulo Mineiro é impulsionar ainda mais a economia da região”, disse o presidente da Gasmig, Gilberto Valle, no comunicado.
De acordo com o edital, as propostas devem ser de fornecimento firme inflexível nos volumes de até 3,5 milhões de m3/dia para atendimento a Minas Gerais; 3 milhões de m3/dia para Goiás; e até 2,9 milhões de m3/dia para atendimento ao Distrito Federal. A chamada não considera fornecimento de biometano nem através de gasodutos virtuais.
As empresas habilitadas devem entregar o gás nos pontos de entrega conectados ao sistema de transporte da TGBC e poderão fazer proposta para todas ou para apenas parte das distribuidoras, podendo também fazer mais de uma oferta para a mesma possibilidade de fornecimento.

As empresas interessadas devem encaminhar as propostas até 3 de junho.
Fonte: Revista Brasil Energia