A sonda, que é a mais recente aquisição da frota da Transocean, vai cumprir um contrato de três anos no Bras
A sonda Deepwater Aquila (anteriormente chamada West Aquila), da Transocean, iniciou o seu contrato de três anos com a Petrobras, segundo informações divulgadas pela empresa na quarta-feira (26).
O contrato, firmado em setembro de 2023, foi avaliado em US$ 486 milhões – sendo que este valor exclui a taxa de mobilização, que é aproximadamente 90 vezes a taxa diária do contrato.
A unidade foi construída no estaleiro Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), na Coreia do Sul, e possui capacidade para operar em lâmina d’água de até 3,6 mil m. A sonda é a mais recente aquisição da frota da Transocean, que é composta por oito das 12 sondas de perfuração em águas ultraprofundas com capacidade de carga de gancho de 1,3 mil t.
Ao todo, a Transocean possui seis sondas afretadas no Brasil, todas com a Petrobras: Deepwater Aquila (até junho de 2027), Deepwater Corcovado (até agosto de 2027), Deepwater Mykonos (até dezembro de 2024, com opção para até abril de 2025), Deepwater Orion (até fevereiro de 2027), Dhirubhai Deepwater KG2 (até abril de 2026) e Petrobras 10.000 (até julho de 2029).
As datas são suscetíveis a mudanças. Os dados são referentes ao Fleet Status Report mais recente da companhia, divulgado em abril deste ano.
Fonte: Revista Brasil Energia