Poço especial começou a ser perfurado pelo navio-sonda Carolina, em lâmina d’água de 1,9 mil m

A Petrobras iniciou a perfuração de um poço especial no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, segundo dados da ANP. O poço 9-BUZ-99D-RJS começou a ser perfurado no último dia 23, pelo navio-sonda Carolina, da Ventura Offshore, em lâmina d’água de 1,9 mil m.
De acordo com a Resolução ANP nº 699/2017, que estabelece os procedimentos para codificação de poços (entre outras definições), poço especial é aquele que visa a objetivos específicos que não se enquadram nas finalidades anteriormente definidas, tais como poço piloto para horizontal, poço para captação ou descarte de água, controle de “blow out“, e de observação.
O poço 9-BUZ-99D-RJS está sendo perfurado no âmbito do contrato de partilha de produção do volume excedente da cessão onerosa do campo de Búzios, cujo consórcio é formado por Petrobras, operadora com 85% de participação, em parceria com a CNOOC (10%) e CNODC (5%). O término da fase de produção está previsto para 30 de março de 2055.
De acordo com dados da ANP, existem 37 poços perfurados no âmbito do contrato de partilha do excedente da cessão onerosa, sendo que somente um (8-BUZ-68D-RJS, de injeção) está em operação. Em relação ao restante dos poços, 22 estão em situação de abandono (sendo 18 em abandono temporário e quatro em abandono permanente); seis estão equipados e aguardando o início de operação; quatro estão em completação e três em situação de perfuração.
No último dia 25, o FPSO Almirante Tamandaré chegou ao Brasil, depois de viagem de quase três meses. Esta é a primeira unidade de alta performance a ser instalada no país e se somará aos outros cinco FPSOs em operação no campo: Almirante Barroso, P-74, P-75, P-76 e P-77. Além deles, outros cinco FPSOs devem entrar em operação no campo até 2028 (P-78, P-79, P-80, P-82 e P-83).
Fonte: Revista Brasil Energia