Órgão ambiental aprovou a realização da Avaliação Pré-Operacional (APO). Esse é o último passo antes da liberação da licença definitiva para a petrolífera explorar a região

A Petrobras foi autorizada pelo Ibama a realizar “vistorias e simulações de resgate de animais da fauna oleada” no bloco 59 da Bacia da Foz do Amazonas, como informou a empresa no início da noite desta segunda-feira, 19. Esse é o último passo a ser dado antes da liberação definitiva do órgão ambiental para a petrolífera explorar a região.
A autorização é consequência da aprovação pelo Ibama do conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), apresentado pela Petrobras como parte do Plano de Emergência Individual (PEI). O objetivo final é a obtenção de licença para a perfuração de poço exploratório no litoral do Amapá.
“A aprovação do conceito do PPAF indica que o plano, em seus aspectos teóricos e metodológicos, atendeu aos requisitos técnicos exigidos e está apto para a próxima etapa: a realização de vistorias e simulações de resgate de animais da fauna oleada”, afirmou a Petrobras, em nota.
A próxima e última etapa do processo de licenciamento é a realização de um simulado de um acidente de óleo na região onde o bloco deve ser perfurado para testar as ações de resposta à emergência, a Avaliação Pré-Operacional (APO).
“A Petrobras vem cumprindo de forma diligente todos os requisitos e procedimentos estabelecidos pelos órgãos reguladores, licenciadores e fiscalizadores. Temos total respeito pelo rigor do licenciamento ambiental que esse processo exige. Estamos satisfeitos em avançar para essa última etapa e em poder comprovar que estamos aptos a atuar de forma segura na costa do Amapá. Vamos instalar na área a maior estrutura de resposta à emergência já vista em águas profundas e ultraprofundas”, disse Magda Chambriard, presidente da Petrobras, na nota.
Durante a APO, serão avaliados pelo Ibama aspectos como a eficiência dos equipamentos, a agilidade na resposta, o cumprimento dos tempos de atendimento à fauna previstos e a comunicação com autoridades e partes interessadas.
No exercício, vão ser envolvidas mais de 400 pessoas e recursos logísticos como embarcações de grande porte, helicópteros e a própria sonda de perfuração NS-42, que será posicionada no local a ser perfurado.
Fonte: Revista Brasil Energia