unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/06/25

TotalEnergies contrata suporte logístico da Wilson Sons

A petrolífera francesa vai utilizar a Base Rio, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para atender demanda de produção de petróleo no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos 

Base Rio de apoio offshore da Wilson Sons, no Caju, região portuária do RJ (Foto: Divulgação Wilson Sons)

A Wilson Sons fechou contrato com a TotalEnergies EP Brasil para a prestação de serviços de suporte logístico às atividades de produção de petróleo no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos. O contrato inclui também o suporte a campanhas exploratórias da TotalEnergies.

A atividade vai acontecer na Base Rio, localizada na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Ao todo, a Wilson Sons possui dois terminais privados na Baía da Guanabara – a Base Rio e a Base Niterói –, que somam oito berços de atracação.

A Base Rio está localizada no bairro do Caju, na zona portuária carioca. A unidade possui cinco berços de atracação, cerca de 65 mil m2 e localização geográfica estratégica para dar suporte aos campos no polígono do pré-sal, segundo a Wilson Sons.

Entre os serviços que vão ser prestados estão a movimentação de cargas, armazenagem de materiais e equipamentos e suporte às campanhas de perfuração. 

“Além disso, diante de esforços coletivos entre Wilson Sons e TotalEnergies, projetos voltados à sustentabilidade, envolvendo gestão hídrica, gestão de resíduos e energia estão em desenvolvimento”, informou a empresa à Brasil Energia.

A operação da TotalEnergies também será atendida pelo Parque de Tubos Guaxindiba, do grupo Wilson Sons, localizado a 20 quilômetros da Base Niterói, onde são armazenados tubos de perfuração e outros equipamentos, em uma área de 63 mil m2.

“O novo contrato com a TotalEnergies é um reconhecimento à excelência da Wilson Sons e à expertise das Bases de Apoio Offshore. Sempre priorizamos a segurança, a eficiência operacional e a sustentabilidade das operações”, afirma Mariana Jannuzzi, diretora-executiva das Bases de Apoio Offshore da Wilson Sons.

Fonte: Revista Portos e Navios