unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/07/25

ANP aprova AIP da jazida compartilhada do Pré-Sal de Jubarte

A jazida é composta por área do campo de Jubarte (BC-60), áreas não contratadas e área do campo de Argonauta (BC-10). O acordo de individualização da produção estará efetivo a partir de 1º de agosto de 2025

FPSO Maria Quitéria (Foto: Divulgação)

A ANP aprovou o Acordo de Individualização da Produção (AIP) da jazida compartilhada do Pré-Sal de Jubarte, localizada na Bacia de Campos, informou a Petrobras e a Brava Energia por meio de comunicados nesta quarta-feira (23). Com a aprovação, o AIP estará efetivo a partir de 1º de agosto de 2025. 

A jazida compartilhada do Pré-Sal de Jubarte compreende a área do campo de Jubarte (BC-60) com 97,25%; as áreas não contratadas (União, representada pela PPSA) com 1,89%; e a área do campo de Argonauta (BC-10, Parque das Conchas) com 0,86% – a Brava Energia detém 23% de participação na concessão BC-10.  

O acordo estabelece as participações de cada uma das partes e as regras da execução conjunta das operações de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural na jazida compartilhada. Veja abaixo as participações de cada um na jazida compartilhada:

Participação de cada parte na jazida compartilhada de Jubarte (Fonte: Petrobras)

As empresas ressaltaram que devido ao processo de individualização da produção da jazida, elas têm um compromisso de negociar a compensação financeira entre os gastos incorridos e as receitas relativas aos volumes produzidos até a data da efetividade do AIP.

Fonte: Brasil Energia