O primeiro óleo de Begonia e de CLOV Fase 3 adicionará 60 mil bpd à produção do país

A TotalEnergies iniciou a produção de Begonia e CLOV Fase 3, ambos localizados no offshore de Angola, informou a companhia em comunicado nesta quarta-feira (23). Um total de 60 mil bpd são estimados para serem adicionados à produção do país.
Begonia é o primeiro empreendimento entre blocos em Angola. O ativo está localizado no bloco 17/06 e seu projeto consiste na conexão de cinco poços ao FPSO Pazflor, situado no bloco 17, com produção de 30 mil bpd.
A TotalEnergies é a operadora (30%) em conjunto com a Sonangol E&P (30%), a SSI (27,5%), a ETU Energias (7,5%), a Falcon Oil (5%); e os parceiros do bloco 17 também operados pela TotalEnergies.
Já o CLOV Fase 3 consiste em quatro poços ligados ao FPSO CLOV, que está no bloco 17, e também com produção de 30 mil bpd. A companhia é a operadora (30%) em parceria com a Equinor (22,16%), ExxonMobil (19%), Azule Energy (15,84%) e Sonangol E&P (5%).
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Angola, Paulino Jerónimo, o início da produção dos dois ativos ajudarão a manter os níveis de produção do país acima de 1 milhão de bpd.
“A TotalEnergies, operadora dos Blocos 17 e 17/06, continua a entregar ativamente seus desenvolvimentos de baixo custo e baixas emissões para aumentar sua produção upstream em mais de 3% em 2025”, afirmou o presidente de Exploração e Produção da TotalEnergies, Nicolas Terraz.
Fonte: Brasil Energia