O Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarbonizathon) teve 32 das 35 equipes inscritas homologadas. As cinco finalistas serão divulgadas em setembro

A ANP registrou adesão de 35 equipes no Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarbonizathon) e 32 foram homologadas, segundo comunicado divulgado na segunda-feira (18). A iniciativa é voltada exclusivamente para bolsistas ativos do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP), nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
As inscrições vieram de 160 participantes de 27 diferentes PRHs. No total, foram homologados 157 participantes, também distribuídos entre 27 PRHs. A lista das equipes aceitas foi disponibilizada pela ANP.
No mesmo dia (18), teve início a etapa de oficinas de capacitação, com a participação de todos os integrantes das equipes homologadas. As oficinas serão conduzidas pelas startups Gás Orgânico e pela Energy C, preparando os times para a entrega dos projetos no dia 29 de agosto.
A divulgação das cinco equipes finalistas ocorrerá em 15 de setembro. Essas equipes receberão mentorias imersivas e terão a oportunidade de se apresentarem na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, em 30/10, etapa final do Desafio.
O Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarbonizathon) tem como objetivo transformar pesquisas acadêmicas em soluções tecnológicas aplicáveis à descarbonização e à transição energética, aproximando bolsistas dos desafios reais da indústria, lançados no Nave ANP. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), com apoio da Radix, PRH-ANP e equipe Descarbonizathon.
O iUP e o PRH- ANP
Lançado em abril de 2023, o iUP é o hub de inovação da indústria de energia. Gerenciado pelo IBP, sua missão abrange a integração do ecossistema de tecnologia e inovação no setor de petróleo, gás e energia, conectando empresas, instituições científicas, startups, empreendedores, universidades e jovens.
O iUP conta com a parceria da BIP e patrocínio de empresas como Infotec, Ipiranga, Modec, Ocyan, Radix, Repsol Sinopec, SBM Offshore, Shell, Subsea7, TotalEnergies e Vibra co lab.
Já o Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP) tem objetivo de estimular as instituições de ensino a concederem aos seus alunos, , por meio da concessão de bolsas, capacitações consideradas estratégicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e outras fontes de energias renováveis, transição energética, descarbonização e petroquímica de primeira e segunda geração.
Desde 2019, o programa é financiado com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O resultado final da edição de 2025 foi divulgado no começo de julho.
Fonte: Revista Brasil Energia