A estatal peruana delimitou a perfuração de 72 poços exploratórios, 2,644 poços de desenvolvimento e outras atividades em seu plano estratégico decenal

A Perupetro anunciou o plano de trabalho que auxiliará no aumento de produção do país nos próximos dez anos. Entre 2025 e 2034, a estatal peruana espera que as empresas petrolíferas perfurem 72 poços exploratórios e 2,644 poços em desenvolvimento nos blocos Noroeste, Zócalo e Selva, bem como façam workover em 810 poços.
De acordo com o anúncio do plano, que ocorreu na última quarta-feira (20), as atividades estão previstas para as empresas com contratos de licença em vigor, além de considerar os Planos Mínimos de Trabalho para os próximos contratos a serem assinados.
O presidente do Conselho de Administração da Perupetro, Pedro Chira, entende ser necessário que os trabalhos de workover sejam feitos dentro do prazo, uma vez que, a longo prazo, impactará na recuperação das reservas e no aumento da produção de hidrocarbonetos.
Chevron e Westlawn garantem participação em áreas offshore no Peru
O governo do Peru aprovou a entrada da Chevron, bem como da Westlawn, nos blocos Z61, Z62 e Z63, na plataforma continental do país.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (22), a Perupetro informou que a Chevron terá 35% de participação e a Westlawn ficará com 30%. Com a nova configuração, os blocos serão operados pela Anadarko (35%) em parceria com as duas empresas norte-americanas.
A transferência de participação dos blocos foi anunciada em 2024 pela Anadarko. Essa medida está alinhada com o anúncio de um possível novo campo no bloco Z-62, feito em julho pelo ministro de Minas e Energia do Peru, Jorge Montero.
Estão previstos investimentos de US$ 100 milhões para o programa exploratório do bloco Z-62. Os investimentos contemplam pesquisa sísmica em águas ultraprofundas e perfuração de cinco poços exploratórios e dez poços de avaliação.
Para o Ministério de Minas e Energia do país, “a entrada da Chevron é um sinal da confiança que o Peru gera para atrair investimentos em larga escala e do potencial energético do país para valorizar novas reservas de hidrocarbonetos”.
A Perupetro é a empresa estatal encarregada de supervisionar e promover as atividades de exploração e exploração de hidrocarbonetos no Peru.
Fonte: Revista Brasil Energia