
Será inaugurado na próxima quarta-feira (9), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, pela Fracht Log, um terminal multimodal para movimentação de cargas frias. Segundo a empresa, que faz parte do grupo suíço Fracht AG, a unidade é resultado de investimento de R$ 105 milhões e tem capacidade para movimentar por ano até 174 mil toneladas de cargas, sendo 60 mil toneladas de resfriadas e congeladas.
Segundo a empresa, o terminal ocupa 107 mil metros quadrados de área total, sendo 17 mil metros quadrados de área construída, dos quais 9.800 metros quadrados de armazéns secos e frigoríficos e 7.200 metros quadrados para setores administrativos. Além disso, informou a Fracht Log, há 64 mil metros quadrados para cargas a céu aberto e 26 mil metros quadrados para manobra, estacionamento e docagem.
O terminal terá funcionamento 24 horas em todos os dias do ano, operando três câmaras frigoríficas reversíveis e com capacidade para armazenar 3,6 mil toneladas, além de 12.500 posições pallet para cargas secas, com capacidade para movimentar 115,2 mil toneladas por ano. A empresa informou que a expectativa inicial é de que sejam gerados 80 empregos diretos e cerca de 400 indiretos.
Fonte: Revista Portos e Navios