unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/09/25

Suriname avança na busca da produção de petróleo offshore

A petrolífera estatal Staatsolie anunciou a contratação de levantamento sísmico 3D em águas rasas, para início da campanha no mês que vem até dezembro. País tem licitação de blocos exploratórios marcada para novembro

Levantamento sísmico no Suriname (Foto: Divulgação Staatsolie)

A petrolífera estatal e reguladora do Suriname, Staastsolie, anunciou a contratação de levantamento sísmico 3D em águas rasas, a fim de coletar dados para avaliação de potenciais reservas de petróleo e gás.

Segundo a empresa, a área ser pesquisada tem aproximadamente 2.000 km² e está localizada na costa de Saramacca e Coronie, a uma profundidade de 20 a 50 metros. O levantamento está previsto para começar em meados de outubro e prosseguir até meados de dezembro de 2025.

O Suriname é apontado pelas consultorias de energia como nova fronteira exploratória, com reservas recuperáveis de aproximadamente 2,2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

O país lançará uma nova rodada de licenciamento em 24 de novembro deste ano para áreas offshore da Margem Equatorial do país, próximo à fronteira com a Guiana Francesa, país vizinho ao Brasil.

O menor país da América do Sul, a ex-colônia holandesa já possui investimentos de petrolíferas Chevron, Shell, Petronas e TotalEnergies.

Segundo a Staatsolie, na oferta próxima, os investidores poderão selecionar a área de seu interesse e optar por duas modalidades de contratação: Acordo de Estudo Conjunto (JSA)/Acordo de Avaliação Técnica (TEA), ou Contrato de Compartilhamento de Produção (PSC).

Fonte: Revista Brasil Energia