unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/03/16

Peregrino tem o poço horizontal mais longo do Brasil

A Statoil perfurou o poço horizontal mais longo do Brasil, o 7-PRG-49H-RJS, no campo de Peregrino, na Bacia de Campos. O poço tem 8.080 m de comprimento no total, com 2.370 m de profundidade vertical, e se estende sobre uma nova área do reservatório que detém 35% das reservas do campo. A perfuração levou 70 dias e foi realizada com a utilização de lama à base d’água.

De acordo com a Statoil, o poço 7-PRG-49H-RJS teve uma produção inicial de 11 mil barris/dia de óleo, o que confirmou o alto potencial de produção da região. Após a perfuração, a companhia revisou a previsão de perfurações para a área, com o planejamento de perfurar dez novos poços na região, aos invés dos sete previstos anteriormente.

O objetivo é que todos os novos poços sejam perfurados com a utilização de lama à base d’água, que eliminará os custos de modificação de uma plataforma para a utilização de lama à base de óleo. A Statoil explicou que há também outras vantagens, como evitar o contato dos trabalhadores com vapores prejudiciais e um menor impacto ambiental em caso de vazamento.

Atualmente, Peregrino tem um total de 35 poços produtores completados. A área é operada pela Statoil com 60% da concessão, em parceria com a Sinochem (40%). A produção no campo engloba duas plataformas fixas de perfuração (WHP A e WHP B), além do FPSO Peregrino, que tem capacidade de produção de 100 mil barris/dia.

Ainda este ano, deve ser lançada uma licitação para uma terceira WHP para atuar na área. Em janeiro, Peregrino produziu 73,1 mil barris/dia de óleo e 11,6 mil m³/dia de gás.