unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/09/09

A revolução silenciosa da Siemens

Com discrição germânica, a Siemens realiza a maior reorganização de seus negócios em seus 160 anos de história. Com faturamento de € 77 bilhões em 2008 e um portfólio de mais de 200 mil produtos, o grupo concentrou as atividades em três grandes áreas – infraestrutura, energia e saúde – e livrou-se do que agora é visto como não-essencial, como o setor de telefonia móvel.

Por trás dessa reviravolta que mexeu com a cultura centenária da empresa está o que ela chama de megatendências do futuro, como a urbanização e as mudanças climáticas. Estamos reorientando nosso portfólio hoje para manter a liderança mundial daqui a 30 anos, diz Adilson Primo, presidente da Siemens no Brasil.
Em cinco anos, o grupo comprou quase uma centena de empresas que atendem à nova filosofia. Também investiu nos produtos verdes, que geraram € 19 bilhões no ano passado. Até 2011, o segmento deverá elevar a sua participação para 25% da receita global da empresa. No Brasil, a aposta da Siemens está no segmento de energias limpas.