unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/08/10

Abenav quer atrair bilhões do pré-sal para estaleiros

Pela primeira vez, uma entidade é criada com o objetivo específico de focar nas encomendas geradas pelas reservas petrolíferas do pré-sal. Trata-se da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav). A Abenav é presidida por Augusto Mendonça, que é vice-presidente do Sindicato da Construção Naval (Sinaval) e tem como vice-presidente Ariovaldo Rocha, que é o presidente do Sinaval. Mendonça afirma que a entidade foi criada para ajustar a indústria no atendimento às bilionárias encomendas do pré-sal e explica:

– Do Sinaval só podem participar estaleiros. Mas na Abenav podem se sentar usinas de aço, empresas que vendem de parafusos a guindastes. Será um fórum para mantermos no Brasil o máximo de participação nas obras e encomendas o pré-sal. Temos de ser competitivos e isso só ocorrerá se toda a cadeia de suprimento for competitiva, ou seja, temos de comprar materiais e equipamentos a bons preços para não termos de vender caro e ser alijados do mercado.

Cita que há um componente político, pois, quanto mais comprar internamente, mais respaldo político haverá para os estaleiros. Industriais de diversos setores vão ser contatados, para se associar à Abenav, para que haja um trabalho conjunto. Será um fórum na sala ao lado do Sinaval., diz.

Segundo Mendonça, o pré-sal pode garantir mercado para estaleiros e fornecedores por 30 a 40 anos. Lembra que as reservas estão estimadas em 100 bilhões de barris, o que é o dobro do Mar do Norte e três vezes a Bacia de Campos.

– Esperamos encomendas de 35 plataformas, o que representa US$ 150 bilhões – sem falar em 28 navios-sonda, a serem encomendados no país.