unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/06/11

(ABNT) – Normas sobre plataformas

A indústria de petróleo já pode contar com mais uma Norma Brasileira. Foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a ABNT NBR IEC 61892-6:2011 – Unidades marítimas fixas e móveis – Instalações elétricas – Parte 6: Instalação, que contém disposições relativas às instalações elétricas em unidades fixas e móveis, usadas na indústria marítima de petróleo, com a finalidade de perfuração, produção, processamento e armazenamento, incluindo oleodutos e gasodutos, estações de bombeamento, estações de lançamento ou recebimento de pigs, estações de compressão e monoboias de ancoragem.

O coordenador da Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Unidades Marítimas Móveis e Fixas do Comitê Brasileiro de Eletricidade, Roberval Bulgarelli, informa que a nova norma incorpora e coordena regulamentações existentes e oferece um código de interpretação de requisitos da International Maritime Organization (IMO), a agência da Organização das Nações Unidas responsável por assuntos referentes à segurança da navegação e à prevenção da poluição marítima causada por navios.

Esta norma é um guia para futuras regulamentações que possam ser elaboradas e uma declaração de práticas para proprietários, construtores de unidades marítimas e organizações relacionadas, observa Bulgarelli, que é consultor técnico da Petrobras.

Segundo ele, o documento baseia-se em equipamentos e práticas que são de uso corrente, mas não tem como objetivo impedir o desenvolvimento de técnicas novas ou aprimoradas. O objetivo final foi produzir um conjunto de normas destinado exclusivamente à indústria marítima de petróleo.

Por: Sergio Motta – Coluna Rio Marítimo