unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/07/11

ABS vai licenciar o pré-sal

A ABS fechou em junho um contrato de R$ 10 milhões com a Petrobras para realização de todos os serviços de licenciamento e monitoramento ambiental na área do pré-sal. O contrato é o primeiro no gênero firmado pela certificadora mundial, que no próximo ano terá um departamento exclusivo para projetos na área de Meio Ambiente.

O contrato com a Petrobras será gerenciado a partir do novo escritório da ABS em Santos (SP), que contará com uma equipe inicial de 24 pessoas. A empresa proverá suporte para o licenciamento dos projetos da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS), incluindo análise de estudos de impacto ambiental, avaliação de programas de monitoramento, organização de audiências públicas, negociação de TACs e ações junto a prefeituras e comunidades.

De acordo com o gerente Geral de Meio Ambiente da ABS, Eugênio Singer, o trabalho estava sendo realizado pontualmente. “A Petrobras decidiu consolidar todo o serviço em um grupo grande, já que a demanda da empresa vai crescer muito na região e não é possível formar equipes internas na velocidade em que os projetos surgem”, explicou.

O objetivo da ABS é que o escritório de Santos possa alavancar outros negócios na cadeia de suprimento da Petrobras e na região como um todo. “Existe um boom de oportunidades na área retro-portuária de Santos, onde várias empresas de grande porte buscam a viabilização de terminais”, apontou Singer.

A ABS já havia fechado um contrato de dois anos com a Petrobras em março para a realização de inspeções de SMS em todas as embarcações de apoio que dão suporte a operações submarinas da Petrobras em Macaé (RJ), como instalação de equipamentos e prospecções com ROV. Cada embarcação deverá ser inspecionada duas vezes por ano. A empresa já tem planejadas 424 inspeções no primeiro ano.

Sustentabilidade

Um dos nichos que será explorado pela ABS na área de Meio Ambiente são os projetos de sustentabilidade a partir da experiência da empresa nas áreas de segurança, risco e integridade de instalações. O objetivo é oferecer um serviço que vá além da identificação e correção de riscos potenciais, cobertos nas certificações convencionais. “Desenvolvemos uma metodologia que cria uma cultura de acompanhamento permanente dos aspectos críticos através de auditorias e inspeções”, assinalou Singe.